Douglas McCarthy (Nitzer Ebb) se apresenta este mês em São Paulo

Douglas McCarthy (vocalista do lendário grupo de electro Nitzer Ebb), decidiu trabalhar em seu primeiro álbum solo batizado de “Kill Your Friends”, quando o Nitzer Ebb entrou em hibernação no final de 2010 após extensa tour mundial.

Douglas McCarthy se apresenta este mês no Madame - SP
Douglas McCarthy se apresenta este mês no Madame – SP

O formato do álbum começou a sair do forno em meio de 2012, em Los Angeles onde mora atualmente.

O single “Hey” (que ganhou remix do produtor francês The Hacker responsável pelo sucesso mundial de Miss Kittin), precedeu o lançamento do álbum com excelentes críticas da mídia especializada.

Em seus shows McCarthy não dispensa cantar clássicos do Nitzer Ebb como os hits (entre eles: “Let Your Body Learn”, “Join in the Chant”’, “Control I’m Here”, e “Getting Closer” ou outros que escolhe a cada apresentação.

No Brasil Douglas já se apresentou em duas tours com o seu Fixmer/McCarthy e uma vez com a tour mundial do Nitzer Ebb (em 2010) sendo que São Paulo recebeu a última data da tour mundial culminando ainda com uma after show party incrível.

Sua ligação pessoal com os integrantes do Depeche Mode lhe renderam abertura de shows com o próprio Nitzer Ebb, seu projeto Fixmer/McCarthy e ao lançar o seu álbum solo em 2013 McCarthy foi logo convidado por Martin Gore do Depeche Mode para abrir a tour “Delta Machine”, atual do Depeche Mode pela Europa neste verão.

Douglas esta dividindo seu tempo entre esta tour e a agenda de shows do seu projeto Fixmer/McCarthy.

Agora é a vez da sua primeira apresentação solo que faz parte da tour mundial do seu álbum “Kill Your Friends” no Madame Club.

Vídeo:

Site oficial: www.douglasjmccarthy.com

 

Sobre Douglas McCarthy:

Douglas McCarthy vocalista do Nitzer Ebb é uma lenda e pioneiro da música eletrônica desde início dos anos 80.

Nascido em Essex, Inglaterra, mesma cidade dos amigos do Depeche Mode, que inclusive rendeu a ele participar e cantar no segundo álbum do projeto Recoil (“Unsound Methods”), de Alan Wilder (atual ex-Depeche Mode).

O Nitzer Ebb ao lado de Bom Harris surgiria apenas em 1982. Com a argamassa sonora do Nitzer Ebb ele assinou contrato com a gravadora inglesa Mute Records (lar de artistas como Erasure, Laibach, e dos amigos Depeche Mode), em 1986.

O single “Join In The Chant” do Nitzer Ebb em 1987 é tido como um hit da então nascente cena de Acid House inglesa que explodiu no “Summer Of Love” (“Verão do Amor”) de 1989.

Sua voz e jeito de entonação influenciaram toda uma geração de artistas da música eletrônica, tornado-se icônico ao lado de uma performance de palco endiabrada e energética, extremamente emocional que interage coma platéia.

Ele se tornou uma das figuras mais extravagantes da música eletrônica seja da Electronic Body Music (E.B.M.).

As bases sonoras onde impõe sua voz passeiam pelos ritmos hard-groove-proto-techno-electro (!!!), onde a intenção é fazer o corpo dançar, a tal E.B.M. (Electronic Body Music – termo inventado pelos belgas do Front 242). Com o Nitzer Ebb tomou de assalto os top charts da Europa, incluindo a MTV mundial.

Em sua vida trabalhou ao lado de grandes produtores musicais como Mark Flood (Duran Duran, Erasure, Depeche Mode), Phil Harding (do cultuado trio de produtores PWL, que descobriu estrelas como Bananarama e Kylie Minogue). Outra grande aliança foi com os pioneiros alemães do Die Krupps onde fez o hit mundial “Machinery´s Of Joy”.

Já tocou em festivais de grande porte como Benicassin, Pukkelpop, Monegros, Amphi, Wave Treffen.

No ano 2000 mudou-se de Essex para Cambridge onde em paralelo a música começou a estudar cinema e design, onde nessas áreas atuou como diretor de filmes e assistente de design.

Em 2002 começou o projeto Fixmer/McCarthy, quando o produtor francês Terence Fixmer assinou contrato com a gravadora Mute Records, vindo da gravadora alemã Gigolo Records (do DJ Hell), berço do electro de Miss Kittin. Tornando-se grandes amigos e o que rendeu dois álbuns e tours extensas por festivais e clubs do mundo com performances explosivas!

Já em 2006, produtores de mão cheia como Richie Hawtin (aka Plastikman), L.F.O., Derrick May entre outros apresentaram novamente ao mundo a voz de Douglas McCarthy ao remixarem os sons do Nitzer Ebb no álbum duplo “Body Of Work”.

No final de 2009 mudou-se para Los Angeles com os integrantes do Nitzer Ebb onde gravaram um novo álbum (“Industrial Complex”), pela gravadora alemã Major Records, desfazendo o contrato com a Mute inglesa.

Seguiu-se uma longa tour com o Nitzer Ebb, incluindo abertura de shows do Depeche Mode pela Europa. Ao final de 2010 a banda hiberna para seus integrantes se dedicarem a trabalhos individuais e Douglas McCarthy sai na frente com seu primeiro álbum.

 

Evento: DOUGLAS J McCARTHY (NITZER EBB) LIVE

Data: 31/08/13

DJs: José Roberto Mahr, Gé Rodrigues, Mr Hat e Luizinho

Horário de abertura da casa: 23:00hs

Horário do show: meia-noite

Local: Madame Club www.madameundergroundclub.com.br

Endereço: Rua Conselheiro Ramalho, 873 – Bela Vista – São Paulo – Tel: 11-2592-4474

Censura: 18 anos

Preços: R$ 50,00

 

Pontos de venda:

– Madame Club

Rua Conselheiro Ramalho, 873 – Bela Vista – São Paulo Tel: 11-2592-4474

Forma de pgto: Dinheiro, Cartão de Débito, Cartão de Crédito

– Ferro Velho Shop

Rua 24 de Maio, Galeria do Rock – loja 216 – tel: 11-3223-5031

Forma de pgto: Somente Dinheiro

– Soulshadow

Rua 24 de Maio nº 116 – loja 10 – 1° andar- Galeria Presidente

Forma de pgto: Somente Dinheiro

 

Vendas Internet:

Wave Records

www.waverecordsmusic.com

 

Realização: Lado Z, Madame Club e Intergroove

Infos: www.ladoz.com.br

 

Evento: DOUGLAS J McCARTHY (NITZER EBB) DJ SET

Data: 30/08/13

DJs: Marcelo Mellão, Rodrigo Cyber, Zauber e Luizinho

Horário de abertura da casa: 23:00hs

Local: Madame Club www.madameundergroundclub.com.br

Endereço: Rua Conselheiro Ramalho, 873 – Bela Vista – São Paulo – Tel: 11-2592-4474

Censura: 18 anos

Preços: R$ 30,00

Realização: Lado Z, Madame Club e Intergroove

Infos: www.ladoz.com.br