O que diabos aconteceu em 13/8?

Várias pessoas me perguntaram o por quê do nome do blog: Blog em 13/8. Não, nada de importante aconteceu em 13/8 (me desculpem canhotos e pessoas que fazem aniversário nesse dia). 13/8 é um compasso, dos menos usuais diga-se de passagem: indica que a semibreve é dividida em 8 e cada divisão da semibreve tem 13 batidas. Tá, a explicação é mais complicada que o conceito… da próxima vez que ouvir uma música pop, experimente contar 32 batidas e me diga o que você percebeu.

Quando surgiu o conceito do blog, a idéia era falar sobre música, mas da maneira menos usual possível: passional e parcial até. Esse é o nosso jeito e se não gostou vai ler o blog da Ana Maria Braga… hey, eu estava brincando!

Voltando aos compassos: escolhemos para o título do blog 13/8 por ser nada usual. Mas existem outros compassos fora de padrão. Mas fora de padrão não indica que não possa ser brilhante (tá, modéstia nunca foi a minha). Vamos a um exemplo clássico, cortesia de Mr. Mafagafo.

Um dia, num dos cafés de domingo (paráfrase obrigatória de Poderoso Chefão: monday, tuesday, thursday wednesday, friday, sunday, saturday… andiamo!) Mr. Mafagafo me deu o nome de uma obra de arte: Take Five. Você conhece essa música, já tocou até nos Simpsons.

Take Five foi o primeiro single de Jazz a bater a barreira de um milhão de cópias vendidas (infelizmente Dave Brubeck está vivo para ver a Banda Calypso vender um milhão de cópias), um marco para uma peça de Jazz. Mas uma característica importante dessa música é o seu compasso, também nada usual: 5/4.

Mas compassos não usuais não são coisa só de música esquisita de gente esquisita: Heart Of Glass, do Blondie tem um break depois do refrão em 7/8. Money do Pink Floyd e os versos de Spoonman do Sondgardem tem compasso 7/4.

A critério de curiosidade, Turn It On Again do Genesis tem versos e refrão em 13/8. E dia 13/8 é o dia dos canhotos (o que explica a piada do começo do post… mas, explicar piada é uma coisa sem graça…).