Conceituais: Álbuns que contam histórias

Aqui vai uma série de álbuns que acabam por contar uma história em suas músicas, onde utilizam todas as faixas para contar um grande acontecimento ou uma história que vai ocorrendo entre elas.

Essa modalidade foi chamada de álbuns conceituais e aqui vai uma lista deles:

1. The Human Equation – Ayreon

human equation - ayreon.jpg

O álbum “The Human Equation” é o sexto do grupo musical holandês Ayreon. O álbum conta a história de um homem chamado de Eu, o qual sofre um acidente de carro e vai parar em coma no hospital. O acidente que Eu sofreu foi no entanto intrigante, pois ele trafegava a luz do dia e não havia mais nenhum carro a vista.

O álbum vai contando Eu lutando contra suas emoções (medo, razão, amor, agonia, orgulho, paixão e raiva), emoções que ele vai ignorando a sua vida toda e que agora voltam para atormentar e fazer com que ele dúvide de todas as decisões que tomou em sua vida.

Você pode comprar este produto clicando aqui.

 

2. The Dark Side of The Moon – Pink Floyd

dark side - pink floyd.jpg

“The Dark Side of The Moon” é o oitavo álbum da banda britânica Pink Floyd. O álbum relata em suas faixas temas variados e pessoais, onde abrange a riqueza (“Money”), guerras (“Us and Them”), loucura (“Brain Damage”), crises existencias (“Time”) e até a morte (“The Great Gig In The Sky”). Toda a obra feita no álbum foi inspirado no membro Syd Barrett, que havia saído a pouco tempo do grupo para tratar de doenças.

Você pode comprar este produto clicando aqui.

 

3. Metropolis Pt. 2: Scenes from a Memory – Dream Theater

metropolis 2 - dream theater.jpg

Metropolis Pt. 2: Scenes from a Memory” é o quinto álbum da banda estadunidense Dream Theater. O álbum foi criado para dar sequência a primeira parte da música, que foi encontrada no álbum “Image and Words”.

Sua trama origina em volta de Nicholas, onde ele é atormentado pelo seu passado e vai em busca de um hipnoterapeuta. O álbum conta a história dividida em 2 atos, onde o primeiro conta a vida anterior de Nicholas e um romance que ele teve com a Victoria Page, numa próxima sessão com o terapeuta ele descobre pelo jornal que ela havia sido assassinada. O segundo ato do álbum conta toda a história que levou o assassino a matar a Victoria.

Você pode comprar este produto clicando aqui.

 

4. The Metal Opera – Avantasia

metal opera - avantasia.jpg

“The Metal Opera” é o álbum de estreia do projeto Avantasia. O enredo da história gira em volta de Gabriel, no ano de 1602, onde ele decide participar de uma espécie de caça a bruxas e descobre que estão acusando a sua irmã Anna de bruxaria. Após ficar em dúvida sobre isso, o jovem decide ir em busca da verdade e acaba lendo um livro proibido e sendo jogado em um calabouço. Lá ele conhece um velho que lhe pede ajuda para salvar o mundo de Avantasia e romper a conexão entre os mundos.

Você pode comprar este produto aqui.

 

5. Temple of Shadows – Angra

temple of shadows - angra.jpg

“Temple of Shadows” é o quinto álbum da banda brasileira Angra, um dos primeiros artistas brasileiros a escrever um álbum conceitual.

O álbum conta a história de um cavaleiro conhecido como The Shadow Hunter (“O Caçador da Sombra”) que se une a um exército criado pelo Papa para participar da Primeira Cruzada. Durante os acontecimentos ele passa por conflitos que fazem com que o mesmo refletisse sobre a guerra santa e os ídeais da Igreja, colocando a sua devoção em prova.

Você pode comprar este produto clicando aqui.

 

6. Drones – Muse

drones - muse.jpg

“Drones” é o sétimo álbum da banda britânica Muse. Sua trama gira em volta de um mundo controlado por drones que utilizam drones para transformar pessoas em drones. O disco vai acompanhando a trama do personagem através de suas faixas, onde em “Dead Inside” conta a história do homem que havia perdido suas esperanças e em “The Handle” conta a história do mesmo se rebelando contra as máquinas.

Você pode comprar este produto clicando aqui.

 

7. Nightfall In Middle Earth – Blind Guardian

nightfall - blind guardian.jpeg

“Nightfall In Middle Earth” é o sexto álbum da banda alemã Blind Guardian, álbum que foi baseado no livro O Silmarillion. O livro é uma compilação de acontecimentos sobre a Terra Média, onde conta desde a busca pelos Silmarils, a Guerra das Jóias e vai até o alvorecer da Terceira Idade. Caso tenha interesse o livro também pode ser encontrado em diversas livrarias.

Você pode comprar este produto clicando aqui.

 

Com isso concluimos aqui 7 álbuns que contam diferentes histórias. Caso tenham interesse cada um desses álbuns podem ser encontrados também no YouTube e no Spotify.

Fonte: Wikipedia.